Piccolo Rifugio Onlus
Mamma Lucia Fondatrice del Piccolo Rifugio ONLUS
Residenze per disabili
Piccolo Rifugio: sette case che sono anche famiglia per circa cento persone con disabilità, in tutta Italia. Fondatrice: la serva di Dio Lucia Schiavinato.
> Home > News > Instituto Voluntarias da Caridade - 50 anos de Brasil
 Instituto Voluntarias da Caridade  - 50 anos de Brasil
(0) Commenti

giovedì 13 giugno 2013

Dia 31 de março de 2014 vamos comemorar uma etapa miliar na história do nosso Instituto: a saída do primeiro grupo de Voluntárias para o Brasil.
Essa data deu início a uma nova aventura: as Voluntárias se abriam a uma realidade muito diversa não só geograficamente, mas tambèm quanto ao tipo de apostolado. Uma nova expressão de missionariedade do Instituto.

Até então, as Voluntárias, respondendo às necessidades do tempo, prestavam o seu serviço em dois âmbitos: nos Pequenos Refugios, pelo acolhimento, assistência e promoção humano-cristã dos jovens "enfermos", e nas "Vilas Nossa Senhora da Neve", pelo acolhimento e a reabilitação das ex prostitutas e mães solteiras ou de qualquer maneira em dificuldade.

Em 1964, nos últimos anos do Concílio Vaticano II, quando m. Lucia, por intermédio do seu Bispo Mons. Carraro, foi atraída naquele fervor de renovação que se respirava na Igreja toda, o Bispo de Verona contando com a disponibilidade e o anseio de caridade de Lúcia, a pôs em contato com o bispo brasileiro Dom Epaminondas, bispo da diocese de Ruy Barbosa, no sertão bahiano.

Naturalmente, por m. Lúcia a missão era a oportunidade providencial que o Espírito suscitava para responder às necessidades de outros pobres no mundo. Um campo de trabalho completamente novo e inexplorado se abria diante do Instituto, e Lúcia não podia decepcionar a Igreja, e menos ainda deixar cair a possibilidade de levar Cristo Eucaristia entre os irmãos mais distantes.

Dia 31 de março de 1964 embarcou-se na cidade de Napoli com tres jovens voluntárias, o primeiro grupo de leigas missionárias.
Mas, lembrar essa data, não pode reduzir-se somente a uma "celebração festiva"... è preciso fazer memória. Por isso, já a partir deste ano, os Voluntários do Brasil pensaram de fazer desta memória um motivo de reflexão, pessoal e de grupo, e também oportunidade de anunciar o Carisma através de um "novenário itinerante".

Nos nove meses antecedentes a grande celebração, repercorrendo as etapas das várias presenças das Voluntárias no Brasil, começando por Itaberaba, a cidadezinha que foi a primeira a acolher o grupo: Bianca Rossato, Luisa Miglioli e Felicita Casti - e com elas estava m. Lúcia , partilhando os primeiros meses de entrosamento naquela realidade - cada mês um grupo de Voluntárias da Caridade e Associados encontrarà uma comunidade por uns momentos de reflexão, oração e anúncio, lembrando assim um trecho de história. Ponto de partida: a Eucaristia e a Caridade.

No próximo mês de janeiro 2014 vamos reviver com um grupo de Voluntárias, Associados, e Amigos a experiência da "romaria missionária", visitando algumas comunidades que no passado ou ainda hoje contam com a presença dos voluntarios, para conhecer pessoalmente outras realidades, outras experiências de Igreja. Com certeza, será um motivo de partilha, embora por um breve período e sobretudo um momento de alegria e uma oportunidade para manifestar todos juntos nossa gratidão ao Senhor que contiinua a realizar maravilhas através de criaturas frágeis, que tentam viver abrindo os braços e o coração. A nos guiar será o espírito do peregrino, que se deixa questionar pelas diversas situações e procura descobrir o Senhor que se revela nos pobres e pequenos.
Teresa D'Oria

logo 50 anni volontarie

50annivolontarie

Commenti:
Commenta questa news: